-
Arquitetos: YIIIE Architects
- Área: 150 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Arch-Exist Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. CACP Designing é um projeto da prática espacial do CACP (Community Art Creative Project) que revitaliza um galpão de bicicletas abandonado, transformando-o em um espaço público vibrante, voltado para incentivar a reciclagem e o envolvimento comunitário. O projeto explora o potencial dos espaços urbanos informais na China, frequentemente negligenciados devido à rápida urbanização e às políticas de terra não privatizadas. Com o avanço da renovação urbana, essas áreas apresentam oportunidades únicas de revitalização. Adotando uma abordagem interdisciplinar, a iniciativa envolve as comunidades locais por meio da arquitetura, design, sociologia e arte.
Situado no 2º Beco de Yulin, uma área marcada por edifícios de tijolos vermelhos parcialmente demolidos no coração de um centro urbano denso, o projeto se tornou um ponto de encontro para grupos de baixa renda, migrantes, minorias e residentes indígenas. Ao longo de três décadas, esse espaço passou de um marco urbano vibrante para uma "terra de espera" estagnada, enquanto a comunidade se adapta e cria soluções para os desafios urbanos que surgem.
1) A estrutura leve de aço, não soldada e montada, possibilita um processo de construção participativo e atualizações contínuas do espaço. O aço galvanizado, leve e fácil de reciclar, montar e construir por qualquer pessoa, foi escolhido como material estrutural. O uso de unidades modulares básicas garante flexibilidade no uso do espaço, enquanto a estrutura exposta permite futuras modificações. A equipe do CACP, membros da comunidade e 30 voluntários concluíram a montagem da estrutura principal de aço em apenas 7 dias.
2) As unidades rotacionadas e o telhado verde criam limites em zigue-zague, suavizando as fronteiras entre natureza, espaço e vizinhança. O design inclui aberturas em forma de serrilhado, que facilitam a integração com a natureza e ajudam na orientação do público. A estrutura exposta permite modificações ao longo do tempo, enquanto o telhado plantado funciona como um jardim comunitário, ampliando o impacto ecológico do espaço. Além disso, o telhado conta com plantação em terraços, oferecendo benefícios de resfriamento, vistas verdes e incentivando a manutenção coletiva dos jardins públicos.
3) Materiais simples e acessíveis são usados de forma inteligente, criando uma hierarquia espacial dinâmica, como um "acordeão". A escolha dos materiais prioriza produtos locais e de baixo custo. O espaço é construído com materiais reciclados, focando na funcionalidade a um custo mínimo e em sua adaptabilidade futura. Ele possui uma estrutura leve de aço galvanizado modular, complementada por painéis de policarbonato transparente, que maximizam a luz natural. Essa combinação confere ao espaço uma sensação de suavidade e leveza, criando uma atmosfera acolhedora e amigável para a comunidade.
4) A criação de conteúdo espacial sustentável e mecanismos autônomos estão transformando a vida e os direitos nos espaços informais. As atividades realizadas incluem oficinas de renovação de móveis, encontros comunitários e exposições, com o objetivo de integrar os participantes, revitalizar a comunidade e estabelecer processos operacionais sustentáveis.
O projeto aborda questões sociais por meio de intervenções artísticas, revitalizando os canais de comunicação entre iniciativas governamentais e ações comunitárias, melhorando a vida urbana. O próximo passo do CACP é utilizar esse novo espaço como ponto de partida para explorar o impacto do comércio comunitário na cultura local.